segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

O SOLDADINHO-DO-ARARIPE


O Soldadinho-do-Araripe 

Antilophia bokermanni

Este tangará foi descoberto em 1996 e encontra-se em situação crítica por ser um endemismo de um pequena área na região da Chapada Araripe no estado do Ceará.


É uma ave passeriforme da família Pipridae, que mede 15,5 cm, de coloração básica branca, com a cabeça e pescoço vermelho vivo, asas e cauda negra. As coberteiras das asas são brancas. A íris é avermelhada Na cabeça apresenta uma espécie de capacete de penas. A fêmea é verde-olivácea com a barriga mais pálida e o tufo frontal reduzido. Voz bastante semelhante a voz do soldadinho (Antilophia galeata) do Brasil central.


Ouça a vocalização do soldadinho-do-Araripe no Xeno-canto


A população conhecida do soldadinho-do-Araripe é estimada em apenas cerca de 800 indivíduos, e está seriamente ameaçada pelo desmatamento. A espécie é considerada criticamente ameaçada pela IUCN. Existe pouca informação disponível sobre a espécie, mas, aparentemente, a alimentação consiste de pequenos frutos, mas também captura artrópodes utilizando diversas estratégias, o que sugere os artrópodes como uma alternativa para as épocas de escassez de frutos.


A postura consta de dois ovos de coloração bege, cobertos com riscos escuros que formam uma calota bem definida. Os ovos são incubados durante cerca de 20 dias e os filhotes deixam o ninho após três semanas. O ninho é construído pela fêmea em arbustos sobre a água a cerca de 2 metros de altura.









Última postagem do ano de 2018! Um ótimo 2019 para todos!