quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

AVES PROVAVELMENTE EXTINTAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - II


AVES PROVAVELMENTE EXTINTAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SOCÓ-BOI-ESCURO

Socó-boi-escuro
Fasciated tiger-heron
Tigrisoma fasciatum
Ardeidae

Provavelmente extinto

Situação em outros estados brasileiros: MG (Criticamente ameaçado); PR (Ameaçado); SP (Criticamente ameaçado).

Também conhecido como socó-jararaca. É uma espécie de socó que se caracteriza pela plumagem escura na qual predomina nas partes dorsais a cor negra, finamente barrada de branco, apresentando a coroa totalmente preta. A região ventral é branca, com tons amarronzados nos lados da barriga.. A íris é amarela, a região periocular e a base do bico são de coloração verde amarelada e os tarsometatarsos são curtos e esverdeados.



Embora ocorrendo em uma área extensa, o socó-boi-escuro é incomum e pontual em toda a sua área de distribuição. Eles ocorrem ao longo de córregos e rios rochosos na floresta subtropical. Prefere rios de pequeno a médio porte, de correnteza rápida, em terrenos montanhosos, com águas límpidas e transparentes, densamente florestados em suas margens.
Permanecem em pé, imóveis sobre pedregulhos ou cascalho no centro do riacho. Embora prefira percorrer o leito dos rios, tanto nas margens quanto nas pedras que afloram da água, pode empoleirar-se em árvores altas. Entretanto ocupa exclusivamente os ambientes ribeirinhos, não havendo registro de sua presença fora desse hábitat. Trata-se de uma espécie muito tímida, que alça voo assim que nota algum distúrbio, crocitando em tom rouco, ou desaparece rápida e silenciosamente.


É uma espécie com grande exigência de hábitat. Por causa desta peculiaridade, têm escassos registros no Brasil, o que também pode ser motivado pelo seu comportamento tímido e assustadiço, dificultando a observação. Registros históricos anteriores a 2005 foram obtidos em Campos dos Goytacazes, porém não há registros recentes no Estado do Rio de Janeiro, havendo poucas observações da espécie feitas nos últimos 10 anos no Brasil.
Alimentam-se principalmente de peixes, preferindo peixes de pequeno porte, como cascudos e acarás, mas também captura insetos e larvas, e talvez moluscos, crustáceos, anfíbios e pequenas cobras.
A principal ameaça à espécie é, sem dúvida, a alteração de seu hábitat. O efeito do extrativismo de essências arbóreas e, em especial, da erradicação dos ambientes originais para fins imobiliários ou de outros significados econômicos, têm efeito danoso imediato.  As intervenções indiretas na qualidade da água dos rios por ela habitados também são ameaças concretas, como o assoreamento e carreamento de sedimentos, o despejo de dejetos, defensivos agrícolas e outras substâncias que alteram as condições físico-químicas da água, além da perturbação causada pelo turismo sem controle e a invasão de áreas protegidas por grupos variados (indígenas, grileiros, madeireiros, etc).







2 comentários:

Olá. Obrigado por seu comentário. Assim que puder responderei.