sábado, 21 de dezembro de 2019

AVES PROVAVELMENTE EXTINTAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – III


AVES PROVAVELMENTE EXTINTAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – III

MUTUM-DO-SUDESTE

Mutum-do-sudeste
Red-billed curassow
Crax blumenbachii
Cracidae

Provavelmente extinto

Situação em outros estados:
ES (Criticamente ameaçada); MG (Criticamente ameaçada).

Também conhecido como mutum-de-bico-vermelho. Endêmica da floresta atlântica do sudeste do Brasil, o mutum-do-sudeste está entre os grandes cracídeos com maior redução de área. Anteriormente era encontrado em floresta primária alta e úmida do sul da Bahia ao sul do Rio de Janeiro. Entretanto a pressão de caça e a perda significativa de habitat deixaram essa espécie restrita a apenas sete fragmentos de floresta. Embora essas áreas florestais estejam protegidas, a caça ilegal ainda ocorre. Acredita-se que a população selvagem não tenha mais que 250 indivíduos. Houve a reintrodução em três áreas de Minas Gerais e em uma área do Rio de Janeiro. O nome em língua inglesa “red-billed curassow”, descreve com precisão esta característica da ave. A fêmea tem plumagem distinta e inicialmente foi descrita como outra espécie.
Voz baixa, quando forrageando, estridente quando perturbado. Geralmente visto em pares, mas já foram registrados grupos de quatro ou mais indivíduos, provavelmente unidades familiares.


© Lev Frid Macaulay Library ML128018261

A espécie tem um comprimento total de 80-93 cm e pesa em média 3,5 kg. Existe dimorfismo sexual na plumagem e tamanho, sendo os machos maiores.
No macho adulto as penas da coroa e nuca são alongadas, com pontas recurvadas, formando uma topete bem desenvolvido e encaracolad. Cabeça (incluindo o topete), pescoço, costas, garupa, asas, cauda e peito preto, com brilho esverdeado. Barriga, coberteiras inferiores e um longo tufo na base das penas tibiais, brancas. Pele de cores vivas (cere) na base do bico, geralmente com botão e barbelas.


Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios Macaulay Library ML62795121

Na fêmea adulta o padrão é semelhante ao macho. O topete é preto com barras brancas proeminentes. A plumagem é principalmente preta, como no macho, mas a barriga, as coberteiras inferiores e os tufos nas penas da tíbia são marrom-canela ou ocráceo, em vez de brancos. As asas são marcadas de forma variável com barras onduladas de ruivo a castanho. Cere na base do bico, de cor opaca.


Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refugios Macaulay Library ML64185921

A íris é marrom escuro no macho, ou marrom claro na fêmea. Área estreita de pele nua ao redor dos olhos de coloração castanha arroxeada.
O bico é vermelho com ponta preta no macho ou marrom opaco na fêmea Cere e barbela vermelha brilhante ou laranja-vermelho no macho; cere enegrecido na fêmea.
Tarso e dedos do pé cor de carne enegrecida no macho ou rosa alaranjada opaca na fêmea.
Crax blumenbachii era amplamente difundido no leste do Brasil, da Bahia ao sul, através do Espírito Santo e leste de Minas Gerais, até o Rio de Janeiro. Atualmente, são conhecidas populações selvagens de oito reservas, no Espirito Santo e na Bahia.
Não há registros confirmados de aves selvagens no Rio de Janeiro desde 1963 e nenhum em Minas Gerais desde a década de 1970, no entanto, as aves foram reintroduzidas (2005). Um programa bem-sucedido de criação e reprodução em cativeiro aumentou os números na natureza (2007), incluindo 28 aves libertadas e monitoradas por radio entre agosto de 2006 e setembro de 2007 na REGUA (Reserva Ecológica do Guapiaçu), em Cachoeiras de Macacu (RJ). Desse grupo nove aves morreram até setembro de 2007. A população total permanece extremamente pequena.
Segundo Roberto Azeredo, grande pesquisador e criador científico, somente o macho constrói o ninho, usando cipós e galhos retorcidos. Outros materiais não são utilizados pelas aves na construção do ninho. A fêmea ajuda no final da construção. O período de reprodução é de agosto a março e varia entre as áreas geográficas. Em cativeiro, uma fêmea põe geralmente dois ovos. Os filhotes eclodem após 28 dias e são tratados pelos pais por um período mínimo de quatro meses (Roberto Azeredo, comunicação pessoal, IBAMA 2004).
O mutum-de-bico-vermelho utiliza a maior parte de seu tempo ativo forrageando no chão, mas também empoleira nas árvores para procurar alimento, descansar ou escapar de predadores. A capacidade de voar é limitada, como em outros cracídeos.
Os mutuns empoleiram à noite nas árvores. Vários indivíduos costumam usar a mesma área para empoleirar. Tipicamente, um macho adulto e uma fêmea adulta empoleiram-se juntos, mas um macho adulto pode empoleirar-se com várias fêmeas. Entretanto dois ou mais machos adultos não se acomodam juntos.
Os adultos são territoriais. Os machos adultos reintroduzidos na Reserva Ecológica de Guapiaçu ficavam em média 3 km um do outro, sugerindo que os machos respeitam os territórios.
Segundo o professor Helmut Sick o mutum-do-sudeste é espécie monogâmica, mas pode tornar-se poligínica se houver um número reduzido de machos em relação à quantidade de fêmeas disponíveis.
Vive geralmente solitário ou aos pares. Indivíduos reintroduzidos na fazenda Macedônia em Minas Gerais foram vistos junto com jacupemba (Penelope superciliaris), desenvolvendo as mesmas atividades no solo.
Muitas das aves reintroduzidas na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu (RJ), foram mortas por predadores naturais, como a onça suçuarana e a jaguatirica, e também por grandes gaviões do gênero Spizaetus (gavião-pega-macaco e gavião-pato). No início do estudo, cães domésticos que pertenciam aos moradores das comunidades do entorno da REGUA, mataram alguns dos mutuns reintroduzidos.



LINKS

IUCN

NEOTROPICAL BIRDS

LIVRO VERMELHO ICMBIO - AVES



REFERÊNCIAS

C. S. S. BERNARDO, H. LLOYD, F. OLMOS, L. F. CANCIAN, M. GALETTI. Using post-release monitoring data to optimize avian reintroduction programs: a 2-year case study from the Brazilian Atlantic Rainforest. Animal Conservation, v.14, p.676-686, 2011.

CHRISTINE S. S. BERNARDO, HUW LLOYD, NICHOLAS BAYLY, MAURO GALETTI. Modelling post-release survival of reintroduced Red-billed Curassows Crax blumenbachii. Ibis, v.153, p.562–572, 2011.

CHRISTINE S. S. BERNARDO, NICHOLAS LOCKE. Reintroduction of red-billed curassow Crax blumenbachii to Guapiaçu Ecological Reserve, Brazil. Conservation Evidence, v.11, p.7-7, 2014.

FRANCISCO MALLET-RODRIGUES, JOSÉ FERNANDO PACHECO. The local conservation status of the regionally rarest bird species in the state of Rio de Janeiro, southeastern Brazil. Journal of Threatened Taxa, v.7, n.9, p.7510-7537, 2015.

Um comentário:

Olá. Obrigado por seu comentário. Assim que puder responderei.