terça-feira, 3 de maio de 2016

ANU BRANCO TENTANDO CAPTURAR GUARACAVA-DE-BARRIGA-AMARELA



Môsar Lemos



Presenciei um episódio bastante singular neste final de semana. Estava no sítio em Armação dos Búzios (RJ) e como já faz algum tempo sem chuva na região, o solo está ressecado e as pequenas poças de água completamente secas. Até o brejo conhecido como “brejo da malhada” está seco. As garças e socós sumiram da área. A disponibilidade de água é mínima e as aves podem contar apenas com as bromélias. Durante o inverno, embora com pouca chuva, o sereno molha eficientemente a vegetação como se houvesse chovido durante a noite, mas agora este fenômeno não ocorre.
Maricá (Mimosa bimucromata).

Como de hábito resolvi molhar as plantas mais necessitadas de água usando uma mangueira que permite fazer um movimento semicircular de aspersão em vários pontos. Estava posicionado atrás de um maricá dirigindo jato de água para uma guabiroba, quando uma guaracava pousou a menos de um metro de distância, com o bico aberto, ofegante e indecisa quanto a ir adiante. Julguei que devido ao calor muito forte ela fora atraída pela água. Logo ela voou em direção aos arbustos e em seguida dois anus brancos pousaram exatamente no mesmo galho onde ela estivera pousada. Custei a entender o que estava acontecendo. Os anus também tinham sede? Em seguida percebi que se tratava de um comportamento alimentar: os anus estavam caçando a guaracava! Já havia presenciado em outra ocasião os anus brancos devorando um tiziu, mas não lembrava esta faceta do comportamento dos anus brancos.


Nada melhor que andar no campo para aprender coisas novas e relembrar o que estava esquecido.

Anu branco (Guira guira). Fonte: www.ibc.lynxeds.com 

O anu branco (Guira guira) é um cuculídeo com cerca de 40 centímetros, sem dimorfismo sexual evidente e que ocorre em todo o Brasil. Na região amazônica ocorre na Bolívia, e ao sul do Brasil no Uruguai e na Argentina. Anda e voa pelos campos em bandos, emitindo seu assovio característico (http://www.xeno-canto.org/species/Guira-guira) e caçando artrópodes, lagartos e anfíbios. Predam também pequenos roedores e aves. 

Os ovos são belíssimos de coloração azul salpicado de branco. São ásperos ao toque graças a intensa deposição de cálcio sobre a casca. Costumam fazer ninhos coletivos, mas alguns casais fazem ninhos individuais. Em algumas ocasiões um ovo pode cair do ninho. (http://ibc.lynxeds.com/photo/guira-cuckoo-guira-guira/egg-found-grass-near-bush-where-flock-guira-guira-have-nests-farm-nea).

Guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster). Fonte: www.ibc.lynxeds.com


A guaracava de barriga amarela (Elaenia flavogaster) é um passarinho da família Tyrannidae de coloração verde oliva e com amarelo na região abdominal. Apresenta penas eréteis na cabeça.

O tiziu é um passarinho pequeno, menor que um coleirinho, todo preto brilhoso, que pode ser vistos nos capinzais. Tem uma forma engraçada de se comportar enquanto canta dando saltos e cambalhotas para o ar. Sua voz e onomatopaica (ti-ziu). Veja um video em

http://ibc.lynxeds.com/video/blue-black-grassquit-volatinia-jacarina/male-displaying




Tiziu (Volatinia jacarina). ACS Bressan

Quando comecei a escrever esta postagem o tempo estava muito quente e seco. Agora janeiro de 2016, finalmente está chovendo bastante! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por seu comentário. Assim que puder responderei.