terça-feira, 3 de maio de 2016

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS ABUTRES (IVAD 2016)




Môsar Lemos


Urubu rei (Sarcoramphus papa). Fonte http://ibc.lynxeds.com

O Dia Internacional de Conscientização sobre os Abutres é comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de setembro.
Os abutres formam um grupo de aves ecologicamente vital e que enfrentam uma série de ameaças em muitas áreas onde eles ocorrem. As populações de muitas espécies de abutres estão sobre pressão, com algumas espécies gravemente ameaçadas de extinção.
O Dia Internacional de Conscientização sobre os Abutres  tem como objetivo educar um público relutante sobre papel crítico destas criaturas para o bem-estar do ambiente. Como os abutres tradicionalmente são vistos como representantes da morte e da decadência, os conservacionistas envolvidos em preservá-los têm enfrentado uma batalha difícil nos esforços de obtenção de recursos e na tentativa de transformá-la em uma causa mais simpática.
O papel fundamental dos abutres na sinalização da presença de um cadáver para outros necrófagos evita a disseminação de patógenos e ajuda a manter a natureza livre das doenças.

O Dia Internacional de Conscientização sobre os Abutres (IVAD) cresceu a partir do Dia de Conscientização sobre os Abutres realizado pelo “Birds of Prey Programme” na África do Sul e “The Hawk Conservancy Trust” na Inglaterra que decidiram trabalhar junto e expandir a iniciativa como um evento internacional
Este dia é atualmente reconhecido como um dia coordenado internacionalmente que divulga a conservação dos abutres para um grande número de pessoas e enfatiza o importante trabalho realizado pelos conservacionistas em favor dos abutres pelo mundo afora.
No primeiro sábado de setembro a meta é que cada organização participante promova suas próprias atividades que enfatizem a conscientização e conservação dos abutres. O website do grupo, criado em 2009, (www.vultureday.org) provê um local centralizado para todos os participantes listarem estas atividades e visualizar a extensão dos programas de conservação dos abutres ao redor do mundo.
Adicionalmente a página é recurso valioso para os pesquisadores de abutres lerem sobre as atividades dos colegas e inclusive desenvolver novas colaborações e trocar informações.

Logo do ano passado




Em 2016 o IVAD ocorrerá em 03 de setembro. Acompanhe aqui no blog!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por seu comentário. Assim que puder responderei.